ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA - VÂNIA BAMBIRRA
sáb., 28 de mai.
|Trindade
Minicurso - A morte da universidade e o triunfo dos indiferentes
Minicurso com Allan Kenji Seki
Horário e local
28 de mai. de 2022, 10:00 – 18:00
Trindade, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900, Brasil
Sobre o evento
A EFOP - Vânia Bambirra tem o prazer de apresentar o Minicurso "A morte da universidade e o triunfo dos indiferentes" que será realizado de forma presencial na EFOP (Florianópolis, SC). O minicurso abordará alguns aspectos da conjuntura atual de crise das universidades públicas tendo por base a tese defendida por Allan Kenji Seki no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSC, em 2020.
O curso é oferecido principalmente para estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC e UDESC interessados em aprofundar os estudos sobre a crise das universidades públicas brasileiras.
O livro derivado da tese pode ser baixado aqui: https://bit.ly/3Kybmpc
Vagas limitadas - Inscrição obrigatória!
No caso de o número de inscritos superar as vagas, será realizada uma seleção. O não comparecimento na atividade pode implicar o impedimento da participação de outra pessoa, por isso a EFOP poderá restringir a participação de inscritos faltantes em suas atividades futuras.
Minicurso gratuito.
ATIVIDADE PRESENCIAL: não será gravada ou transmitida.
Datas Importantes:
19/05 - Abertura das Inscrições para o Minicurso
26/05 - Fechamento das Inscrições para o Minicurso (selecionados serão notificados por e-mail)
Programação (28/05/2022)
- 09h00: Encontro na frente do Prédio Reitoria I, na Praça da Cidadania, para deslocamento em grupo até o local da atividade (o endereço também será fornecido aos inscritos selecionados caso prefiram ir direto ao local).
- 09h30: Confirmação de presença e recepção com café da manhã (sem custos)
- 10h00: Início das aulas da manhã do minicurso
- 13h00: Almoço (será fornecida alimentação pelo valor simbólico de R$ 1,50)
- 14h30: Início das aulas da tarde do minicurso
- 17h30: Encerramento das aulas
- 18h00: Confraternização até as 23h00.
Sobre o ministrante:
Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestrado em Educação (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Universidade Paris 13, no Centre d'Économie de l'Université Paris Nord (CEPN) sob orientação de Laurent Baronian e François Chesnais. Atualmente é bolsista de pós-doutorado da FAPESP (Processo nº 2021/01249-9) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE). É professor na Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora - Vânia Bambirra. Tem experiência na área de Política Educacional, com ênfase em Administração Educacional, Sistemas e Privatização do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, ensino superior, universidade e políticas públicas em educação. Sua pesquisa atual aborda as plataformas digitais e Edtech na educação básica.
Sobre a EFOP:
Os socialistas sempre mantiveram espaços de formação política. É através do estudo sistemático e disciplinado que o conhecimento sobre o mundo no qual vivemos ganha sentido e pode ser modificado. É assim que os instrumentos de formação complementam o papel dos jornais, sindicatos, movimentos e demais organizações de classe na tarefa de preparação objetiva e subjetiva para a emancipação de toda a sociedade. A EFoP surge nesta esteira, disposta e pronta para colaborar na construção das condições necessárias à revolução brasileira. Nossa escola foi fundada em 2016, em Florianópolis (SC). Em seu nome, a EFoP homenageia Vânia Bambirra, uma das principais e mais generosas intelectuais da Teoria Marxista da Dependência (TMD). Este gesto busca lembrar dos esforços estratégicos, críticos e criativos que Vânia Bambirra sempre demonstrou em seus textos e em sua militância. É também nosso modo de nos referenciarmos em sua grandeza histórica e na imensa generosidade intelectual de nossa classe. Nosso intuito é contribuir, como tantos outros, para constituir um espaço independente, crítico e pluripartidário de formação política. Consideramos que a organização da classe trabalhadora é de máxima urgência e importância, porém, a escola mantém seu caráter independente de todos os partidos de esquerda de forma a ampliar o escopo dos debates e contribuir para a constituição de um campo plural e autônomo de formação política. Desde a sua fundação, realizamos já dezenas de atividades formativas, algumas das quais em parceria com sindicatos, entidades estudantis, movimentos e outras organizações de classe.
Sobre os minicursos:
São atividades complementares aos seminários ou atividades livres de introdução às temáticas propostas no âmbito das cátedras. Podem tratar de quaisquer temas e incluir atividades teóricas ou práticas. Comumente os cursos têm duração limitada e buscam dar resolutividade a uma situação específica, tal como a introdução de determinada pauta ou tema de estudos.